7 de junho de 2013


Artigo de opinião - Jornal Metrô News - 07/06/2013

Responsabilidade de todos

“Não pergunte o que seu País pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu País”. John F. Kennedy,
Faço analogia desta frase histórica para a realidade brasileira em segurança pública.
Minha singela contribuição, neste prestigioso espaço, é divulgar que estão abertas, até 21 de junho, as inscrições para 2.369 vagas de Soldado da Polícia Militar (masculino e feminino), visando reforçar a segurança nas ruas de São Paulo.
As inscrições ocorrem exclusivamente pela internet, no http://www.vunesp.com.br. A taxa é de R$ 50.
Após aprovados no concurso, em caráter de estágio probatório, os alunos passam pelo Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, na Escola Superior de Soldados.
Requisitos: ser brasileiro; entre 18 e 30 anos; ter concluído o ensino médio; estar em dia com as obrigações eleitorais e no pleno exercício dos direitos políticos; estar em dia com as obrigações militares; ser habilitado para a condução de veículo motorizado nas categorias “B” a “E”; ter boa conduta social, reputação e idoneidade ilibadas e não registrar antecedentes criminais; ter 1,65 m de altura, se homem e 1,60 m, se mulher.
Além da capital paulista os voluntários realizarão prova escrita (múltipla escolha mais redação) com duração de 04 horas; em Araçatuba; Bauru; Campinas; Piracicaba; Presidente Prudente; Ribeirão Preto; Santos; São José do Rio Preto; São José dos Campos e Sorocaba.
Na sequência prova de condicionamento físico, exames de saúde, exames psicológicos, investigação social e análise de documentos e títulos. Lembre-se vale o que está no edital.
No domingo, 04 de agosto, data prevista para as provas iniciais, deveremos ter um deslocamento recorde de mais de 100 mil homens e mulheres dispostos a servir e proteger.
Não pergunte o que mais o Estado pode fazer por nossa segurança e sim o que cada um de nós, no grau de nossas responsabilidades podemos e devemos fazer. Simples assim!
Ronilson de Souza Luiz, capitão da PM, mestre e doutor em educação. E-mail – profronilson@gmail.com