11 de fevereiro de 2011



São Paulo, sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011






TENDÊNCIAS/DEBATES

A hora e a vez da polícia

RONILSON DE SOUZA LUIZ


Precisamos deixar claro para todos que eficiência policial e respeito aos direitos humanos são mais que compatíveis: são mutuamente indissociáveis


Um ditado africano diz que não existe problema sem solução; que não há solução sem defeitos; e que não há defeitos que não possam ser corrigidos. No dia em que os chefes do Executivo federal e dos estaduais tomaram posse e discursaram, o mundo celebrava a confraternização universal.
Como policial e professor, meu desejo faz coro aos milhões que torcem para que eles comecem bem.
A meu ver, o tema da segurança forma, com a educação e a saúde, o tripé decisivo para o êxito e a sustentabilidade dos governantes.
Principiar bem nas políticas públicas será olhar para as forças de segurança. O fato de as questões de segurança pública serem tratadas como assunto de Estado, e não de governo, é um avanço relevante.
Sabemos que já estão olhando. Agora é chegada a hora de escutar, de conhecer melhor, de investir mais, de acreditar e, o mais difícil de tudo, de saber que o modelo pode ser diferente. Urge que seja.
Confraternização significa estar com os fraternos. Contudo, se o arrefecimento de valores fundamentais, como respeito à lei, à disciplina e à autoridade, guiar os jovens, teremos o indesejável -mais presídios em detrimento de escolas.
O calor das discussões sobre a segurança, por conta do filme "Tropa de Elite 2" e pelos acontecimentos no Rio de Janeiro em 2010, não deve sair de nossa agenda.
Não poderemos negligenciar esse dever, como traz o artigo 144 da Constituição: "A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos". São as forças de segurança que administram emergências, calamidades e insurgências de toda ordem, enfim, cabe a elas dar pronta resposta.
Para haver excelência na segurança, ou seja, prestar o melhor atendimento com o menor custo material e humano, deve-se investir na formação de quadros.
No caso de São Paulo, nossos procedimentos e ações internas levaram à consecução de matriz organizacional que busca menos mortes, menos lesões, menos sofrimentos e menos dor; para isso nos valemos de vigorosos treinamentos e de gestão por resultados.
Maior reflexão, melhor planejamento, melhor formação e melhores resultados estão ocorrendo pelas escolhas acertadas e pela replicabilidade das boas práticas policiais, que têm realimentado todo o sistema, entrando em um círculo virtuoso de resultados favoráveis, como comprovam as recentes estatísticas sobre homicídios.
Hoje, a grande ênfase passa a ser dada ao perfil do novo policial, que deve ter excelente relacionamento interpessoal e capacidade de mediação de conflitos. O ganho que se tem nas crises é a possibilidade de mudar de patamar. Se aprendermos a lição, poderemos lecionar; caso contrário, vamos lesionar.
Na prática, precisamos deixar claro para todos que eficiência policial e respeito aos direitos humanos são mais do que meramente compatíveis entre si: são mutuamente necessários, indissociáveis.
Sabemos que as ações de polícia, na ponta da linha, é que indicam o verdadeiro termômetro de nossa democracia.

RONILSON DE SOUZA LUIZ, doutor em educação, é capitão da Polícia Militar de São Paulo e docente no Centro de Altos Estudos de Segurança.