Doutor em Educação - Currículo,PUC/SP, sob orientação do Prof. Dr. Mario Sergio Cortella, em 2008. Mestrado em Educação – PUC/SP, sob orientação do Prof. Dr. Antonio Chizzotti. Licenciatura plena em Língua Portuguesa - pela Faculdade de Educação – FE / USP. Bacharel em Letras – (Português-Hebraico) Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas – FFLCH/USP - Universidade de São Paulo. Curso Superior na Polícia Militar - Academia de Polícia Militar do Barro Branco – APMBB
13 de fevereiro de 2013
ARTIGOS CIENTÍFICOS DE APOIO PARA O CURSO GESTÃO ESCOLAR
Participação da comunidade educativa na gestão escolar/ The participation of the education community in school management
Veloso, Luísa; Craveiro, Daniela; Rufino, Isabel
Educ. Pesqui. 38(4): 815-832, TAB. 2012 Dec.
Link : http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022012000400003&lang=pt
A natureza política da gestão escolar e as disputas pelo poder na escola/ School administration political nature and the power struggle in school/ La naturaleza política de la gestión escolar y la lucha por el poder en la escuela
Souza, Ângelo Ricardo De
Rev. Bras. Educ. 17(49): 159-174, ND. 2012 Apr.
Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000100009&lang=pt
Gestores escolares da rede pública em Minas Gerais: fatores de satisfação no trabalho/ State school managers in Minas Gerais: factors relating to job satisfaction
Santana, Luiza Lúcia e Silva; Cunha, Nina Rosa da Silveira; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Moura, Luiz Rodrigo Cunha; Oliveira, Adriel Rodrigues de
Educ. rev. 28(1): 491-520, GRA, TAB. 2012 Mar.
Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982012000100021&lang=pt
Gestão escolar e o trabalho dos educadores: da estreiteza das políticas à complexidade do trabalho humano/ School management and the work of educators: from the narrowness of guidelines to the complexity of human work
Alves, Wanderson Ferreira
Educ. Soc. 31(110): 17-34, ND. 2010 Mar.
Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000100002&lang=pt
Projeto político pedagógico e o Plano de Desenvolvimento da Escola: duas concepções antagônicas de gestão escolar/ The political-pedagogic project and the school development plan: two antagonistic conceptions of school administration
Fonseca, Marília
Cad. CEDES 23(61): 302-318, ND. 2003 Dec.
Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003006100004&lang=pt
A gestão escolar: um campo minado... Análise das propostas de 11 municípios brasileiros/ The School Management: a mined field... Analysis of the proposals from 11 brazilian cities
Krawczyk, Nora
Educ. Soc. 20(67): 112-149, ND. 1999 Aug.
Veloso, Luísa; Craveiro, Daniela; Rufino, Isabel
Educ. Pesqui. 38(4): 815-832, TAB. 2012 Dec.
Link : http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022012000400003&lang=pt
A natureza política da gestão escolar e as disputas pelo poder na escola/ School administration political nature and the power struggle in school/ La naturaleza política de la gestión escolar y la lucha por el poder en la escuela
Souza, Ângelo Ricardo De
Rev. Bras. Educ. 17(49): 159-174, ND. 2012 Apr.
Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000100009&lang=pt
Gestores escolares da rede pública em Minas Gerais: fatores de satisfação no trabalho/ State school managers in Minas Gerais: factors relating to job satisfaction
Santana, Luiza Lúcia e Silva; Cunha, Nina Rosa da Silveira; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Moura, Luiz Rodrigo Cunha; Oliveira, Adriel Rodrigues de
Educ. rev. 28(1): 491-520, GRA, TAB. 2012 Mar.
Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982012000100021&lang=pt
Gestão escolar e o trabalho dos educadores: da estreiteza das políticas à complexidade do trabalho humano/ School management and the work of educators: from the narrowness of guidelines to the complexity of human work
Alves, Wanderson Ferreira
Educ. Soc. 31(110): 17-34, ND. 2010 Mar.
Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000100002&lang=pt
Projeto político pedagógico e o Plano de Desenvolvimento da Escola: duas concepções antagônicas de gestão escolar/ The political-pedagogic project and the school development plan: two antagonistic conceptions of school administration
Fonseca, Marília
Cad. CEDES 23(61): 302-318, ND. 2003 Dec.
Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003006100004&lang=pt
A gestão escolar: um campo minado... Análise das propostas de 11 municípios brasileiros/ The School Management: a mined field... Analysis of the proposals from 11 brazilian cities
Krawczyk, Nora
Educ. Soc. 20(67): 112-149, ND. 1999 Aug.
Indicação - bibliografia
Como ordenar as idéias, tem como principal objetivo ensinar a ordenar o pensamento na hora da escrita, para se ter coesão, coerência, clareza, objetividade e entreoutros aspectos que são necessários em um bom texto. Boaventura afirma que a arte de bemcomunicar está na clareza que advém de idéias bem ordenadas. Escrever com clareza não éum dom inerente a bons escritores, mas o resultado de um grande esforço. Ao ser claro, oautor permite um maior acesso do leitor às suas idéias. O sucesso em atingir tal clarezadepende de um planejamento. Sem planejamento há o risco de se perder e não se aprofundar em nenhum aspecto, levando a um trabalho superficial de mera exposição de idéias. Estemomento corresponde à etapa em que as idéias deverão ser ordenadas, com critério e método, para operarem como um ponto de partida no qual se indica tudo que se quer dizer ou se pretende atingir.
DICAS PARA REDAÇÃO CIENTÍFICA
Leitura rápida e obrigatória para todos que desejam participar da bela discussão científica que percorre a ciência internacional. Como fazer para seu texto ser reconhecido? Como ser notado na ciência? Como vencer o preconceito científico dos países dominantes?
A proposta deste livro é dar caminhos genuínos e sólidos para esses dramas. Percorre conceitos subjacentes às três áreas do saber: Humanas, Exatas e Biológicas. Na concepção do autor, esses caminhos envolvem um profundo refletir sobre o ato de fazer ciência. Segundo ele, apenas ciência de boa qualidade pode gerar artigos de boa qualidade. É nesse sentido que este livro apresenta as bases teóricas necessárias para essa construção, seguidas de 245 dicas que apenas exemplificam a aplicação desses conceitos. As dicas percorrem todas as etapas da construção do artigo, iniciando-se com a concepção da pesquisa. Ao final, esta edição inclui ênfase especial para redação no idioma inglês. 152 páginas
Editora Cultura Acadêmica, 3ª edição, 2010
Resenha do livro “Como elaborar projetos de pesquisa”, de Antônio Carlos Gil
O referido livro objetiva-se a orientar estudantes, pesquisadores e profissionais em geral a elaborar projetos de pesquisa. Para tanto descreve, ao longo de seus 14 capítulos, de modo sistemático e elucidativo, as etapas imprescindíveis a serem seguidas na elaboração de um projeto. Antônio Carlos Gil estabelece preceitos pelos quais o leitor poderá se orientar durante a construção do projeto de pesquisa. Entretanto, o autor é enfático ao afirmar que, levando-se em consideração a complexidade do processo de construção científica, cada projeto deverá ser considerado em função de sua individualidade, ou seja, dos atributos próprios que dão a ele um caráter sui generis, em decorrência das especificidades existentes no trabalho planejado por cada pesquisador.
Link de acesso ao livro na íntegra:
http://www.proppi.uff.br/turismo/sites/default/files/como_elaborar_projeto_de_pesquisa_oco_antnio_carlos_gil.pdf
Assinar:
Postagens (Atom)