13 de fevereiro de 2013

ARTIGOS CIENTÍFICOS DE APOIO PARA CURSO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS - Revista da Escola de Enfermagem da USP - Performance evaluation: discussing technology for planning and managing health worforce

Revista da Escola de Enfermagem da USP - Performance evaluation: discussing technology for planning and managing health worforce

ARTIGOS CIENTÍFICOS DE APOIO PARA CURSO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS - Revista de Administração de Empresas - Estimulando o debate sobre a gestão estratégica de pessoas

Revista de Administração de Empresas - Estimulando o debate sobre a gestão estratégica de pessoas

ARTIGOS CIENTÍFICOS DE APOIO PARA O CURSO GESTÃO PÚBLICA - Cadernos EBAPE.BR - Resenha do livro Estado e gestão pública: visões do Brasil contemporânea

Cadernos EBAPE.BR - Resenha do livro Estado e gestão pública: visões do Brasil contemporânea

ARTIGOS CIENTÍFICOS DE APOIO PARA O CURSO GESTÃO PÚBLICA - Ciência & Saúde Coletiva - Gestão pública e relação público-privado na Saúde

Ciência & Saúde Coletiva - Gestão pública e relação público-privado na Saúde

ARTIGOS CIENTÍFICOS DE APOIO PARA O CURSO GESTÃO PÚBLICA - Revista de Administração Pública - Citizenship or "stateship" in public management in Brazil?

Revista de Administração Pública - Citizenship or "stateship" in public management in Brazil?

ARTIGOS CIENTÍFICOS DE APOIO PARA O CURSO GESTÃO PÚBLICA - Revista de Administração Pública - Transparency of the municipal public management: a study from the homepages of the large Brazilian municipalities

Revista de Administração Pública - Transparency of the municipal public management: a study from the homepages of the large Brazilian municipalities

ARTIGOS CIENTÍFICOS DE APOIO PARA O CURSO GESTÃO PÚBLICA - Revista Katálysis - Public administration of the environmental issue and the contextures of Brazilian cities: preliminary notes

Revista Katálysis - Public administration of the environmental issue and the contextures of Brazilian cities: preliminary notes

ARTIGOS CIENTÍFICOS DE APOIO PARA O CURSO GESTÃO PÚBLICA - Organizações & Sociedade - Managing for results: management contract as inducer of improvements in an university hospital

Organizações & Sociedade - Managing for results: management contract as inducer of improvements in an university hospital

ARTIGOS CIENTÍFICOS DE APOIO PARA O CURSO EDUCAÇÃO INCLUSIVA - Revista Brasileira de Educação Especial - Temas em educação especial: múltiplos olhares

Revista Brasileira de Educação Especial - Temas em educação especial: múltiplos olhares

ARTIGOS CIENTÍFICOS DE APOIO PARA O CURSO EDUCAÇÃO INCLUSIVA - Revista Brasileira de Educação Especial - Special education policy in Brazil (1991-2011): an analysis of the production of anped special education work group

Revista Brasileira de Educação Especial - Special education policy in Brazil (1991-2011): an analysis of the production of anped special education work group

ARTIGOS CIENTÍFICOS DE APOIO PARA O CURSO EDUCAÇÃO INCLUSIVA - Revista Brasileira de Educação Especial - Institution course of a brazilian special education inclusive policy

Revista Brasileira de Educação Especial - Institution course of a brazilian special education inclusive policy

ARTIGOS CIENTÍFICOS DE APOIO PARA O CURSO EDUCAÇÃO INCLUSIVA - Revista Brasileira de Educação Especial - Uso de recursos na Educação Especial: da concepção à prática

Revista Brasileira de Educação Especial - Uso de recursos na Educação Especial: da concepção à prática

ARTIGOS CIENTÍFICOS DE APOIO PARA O CURSO EDUCAÇÃO INCLUSIVA - Educar em Revista - Pedagogic outlines for High Ability/Gifted students in Elementary Education: the Brazilian scenario

Educar em Revista - Pedagogic outlines for High Ability/Gifted students in Elementary Education: the Brazilian scenario

ARTIGOS CIENTÍFICOS DE APOIO PARA O CURSO EDUCAÇÃO INCLUSIVA - Educar em Revista - Special education on the perspective of inclusive education: implementation challenges of a national policy

Educar em Revista - Special education on the perspective of inclusive education: implementation challenges of a national policy

ARTIGOS CIENTÍFICOS DE APOIO PARA O CURSO EDUCAÇÃO INCLUSIVA - Psicologia: Teoria e Pesquisa - Inclusive education and students with a mental disorder: an interdisciplinary challenge

Psicologia: Teoria e Pesquisa - Inclusive education and students with a mental disorder: an interdisciplinary challenge

ARTIGOS CIENTÍFICOS DE APOIO PARA O CURSO EDUCAÇÃO INCLUSIVA - Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Inclusion of individuals with special needs in regular education: a literature review

Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Inclusion of individuals with special needs in regular education: a literature review

ARTIGOS CIENTÍFICOS DE APOIO PARA O CURSO EDUCAÇÃO INCLUSIVA - Educação & Sociedade - Special education in Brazil: inequalities and challenges in the recognition of diversity

Educação & Sociedade - Special education in Brazil: inequalities and challenges in the recognition of diversity

ARTIGOS CIENTÍFICOS DE APOIO PARA O CURSO EDUCAÇÃO INCLUSIVA - Revista Brasileira de Educação Especial - Conceptions of teachers on school inclusion and inclusive environment interactions: a review of the literature

Revista Brasileira de Educação Especial - Conceptions of teachers on school inclusion and inclusive environment interactions: a review of the literature

ARTIGOS CIENTÍFICOS DE APOIO PARA O CURSO GESTÃO ESCOLAR

Participação da comunidade educativa na gestão escolar/ The participation of the education community in school management

Veloso, Luísa; Craveiro, Daniela; Rufino, Isabel
Educ. Pesqui. 38(4): 815-832, TAB. 2012 Dec.

Link : http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022012000400003&lang=pt





A natureza política da gestão escolar e as disputas pelo poder na escola/ School administration political nature and the power struggle in school/ La naturaleza política de la gestión escolar y la lucha por el poder en la escuela

Souza, Ângelo Ricardo De
Rev. Bras. Educ. 17(49): 159-174, ND. 2012 Apr.

Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000100009&lang=pt    




Gestores escolares da rede pública em Minas Gerais: fatores de satisfação no trabalho/ State school managers in Minas Gerais: factors relating to job satisfaction

Santana, Luiza Lúcia e Silva; Cunha, Nina Rosa da Silveira; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Moura, Luiz Rodrigo Cunha; Oliveira, Adriel Rodrigues de
Educ. rev. 28(1): 491-520, GRA, TAB. 2012 Mar.

Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982012000100021&lang=pt    



Gestão escolar e o trabalho dos educadores: da estreiteza das políticas à complexidade do trabalho humano/ School management and the work of educators: from the narrowness of guidelines to the complexity of human work

Alves, Wanderson Ferreira
Educ. Soc. 31(110): 17-34, ND. 2010 Mar.

Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000100002&lang=pt    



Projeto político pedagógico e o Plano de Desenvolvimento da Escola: duas concepções antagônicas de gestão escolar/ The political-pedagogic project and the school development plan: two antagonistic conceptions of school administration

Fonseca, Marília
Cad. CEDES 23(61): 302-318, ND. 2003 Dec.

Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003006100004&lang=pt    



A gestão escolar: um campo minado... Análise das propostas de 11 municípios brasileiros/ The School Management: a mined field... Analysis of the proposals from 11 brazilian cities

Krawczyk, Nora
Educ. Soc. 20(67): 112-149, ND. 1999 Aug.



Indicação - bibliografia


Como ordenar as idéias, tem como principal objetivo ensinar a ordenar o pensamento na hora da escrita, para se ter coesão, coerência, clareza, objetividade e entreoutros aspectos que são necessários em um bom texto. Boaventura afirma que a arte de bemcomunicar está na clareza que advém de idéias bem ordenadas. Escrever com clareza não éum dom inerente a bons escritores, mas o resultado de um grande esforço. Ao ser claro, oautor permite um maior acesso do leitor às suas idéias. O sucesso em atingir tal clarezadepende de um planejamento. Sem planejamento há o risco de se perder e não se aprofundar em nenhum aspecto, levando a um trabalho superficial de mera exposição de idéias. Estemomento corresponde à etapa em que as idéias deverão ser ordenadas, com critério e método, para operarem como um ponto de partida no qual se indica tudo que se quer dizer ou se pretende atingir.





DICAS PARA REDAÇÃO CIENTÍFICA

Leitura rápida e obrigatória para todos que desejam participar da bela discussão científica que percorre a ciência internacional. Como fazer para seu texto ser reconhecido? Como ser notado na ciência? Como vencer o preconceito científico dos países dominantes?

A proposta deste livro é dar caminhos genuínos e sólidos para esses dramas. Percorre conceitos subjacentes às três áreas do saber: Humanas, Exatas e Biológicas. Na concepção do autor, esses caminhos envolvem um profundo refletir sobre o ato de fazer ciência. Segundo ele, apenas ciência de boa qualidade pode gerar artigos de boa qualidade. É nesse sentido que este livro apresenta as bases teóricas necessárias para essa construção, seguidas de 245 dicas que apenas exemplificam a aplicação desses conceitos. As dicas percorrem todas as etapas da construção do artigo, iniciando-se com a concepção da pesquisa. Ao final, esta edição inclui ênfase especial para redação no idioma inglês. 152 páginas

Editora Cultura Acadêmica, 3ª edição, 2010




 

Resenha do livro “Como elaborar projetos de pesquisa”, de Antônio Carlos Gil


O referido livro objetiva-se a orientar estudantes, pesquisadores e profissionais em geral a elaborar projetos de pesquisa. Para tanto descreve, ao longo de seus 14 capítulos, de modo sistemático e elucidativo, as etapas imprescindíveis a serem seguidas na elaboração de um projeto. Antônio Carlos Gil estabelece preceitos pelos quais o leitor poderá se orientar durante a construção do projeto de pesquisa. Entretanto, o autor é enfático ao afirmar que, levando-se em consideração a complexidade do processo de construção científica, cada projeto deverá ser considerado em função de sua individualidade, ou seja, dos atributos próprios que dão a ele um caráter sui generis, em decorrência das especificidades existentes no trabalho planejado por cada pesquisador.


Link de acesso ao livro na íntegra:
http://www.proppi.uff.br/turismo/sites/default/files/como_elaborar_projeto_de_pesquisa_oco_antnio_carlos_gil.pdf

MODELO BÁSICO DE MONOGRAFIA - UNIVERSIDA​DE GAMA FILHO

http://www.slideshare.net/RonilsondeSouzaLuiz/modelo-gama-filho-monografia