13 de fevereiro de 2013

Indicação - bibliografia


Como ordenar as idéias, tem como principal objetivo ensinar a ordenar o pensamento na hora da escrita, para se ter coesão, coerência, clareza, objetividade e entreoutros aspectos que são necessários em um bom texto. Boaventura afirma que a arte de bemcomunicar está na clareza que advém de idéias bem ordenadas. Escrever com clareza não éum dom inerente a bons escritores, mas o resultado de um grande esforço. Ao ser claro, oautor permite um maior acesso do leitor às suas idéias. O sucesso em atingir tal clarezadepende de um planejamento. Sem planejamento há o risco de se perder e não se aprofundar em nenhum aspecto, levando a um trabalho superficial de mera exposição de idéias. Estemomento corresponde à etapa em que as idéias deverão ser ordenadas, com critério e método, para operarem como um ponto de partida no qual se indica tudo que se quer dizer ou se pretende atingir.





DICAS PARA REDAÇÃO CIENTÍFICA

Leitura rápida e obrigatória para todos que desejam participar da bela discussão científica que percorre a ciência internacional. Como fazer para seu texto ser reconhecido? Como ser notado na ciência? Como vencer o preconceito científico dos países dominantes?

A proposta deste livro é dar caminhos genuínos e sólidos para esses dramas. Percorre conceitos subjacentes às três áreas do saber: Humanas, Exatas e Biológicas. Na concepção do autor, esses caminhos envolvem um profundo refletir sobre o ato de fazer ciência. Segundo ele, apenas ciência de boa qualidade pode gerar artigos de boa qualidade. É nesse sentido que este livro apresenta as bases teóricas necessárias para essa construção, seguidas de 245 dicas que apenas exemplificam a aplicação desses conceitos. As dicas percorrem todas as etapas da construção do artigo, iniciando-se com a concepção da pesquisa. Ao final, esta edição inclui ênfase especial para redação no idioma inglês. 152 páginas

Editora Cultura Acadêmica, 3ª edição, 2010




 

Resenha do livro “Como elaborar projetos de pesquisa”, de Antônio Carlos Gil


O referido livro objetiva-se a orientar estudantes, pesquisadores e profissionais em geral a elaborar projetos de pesquisa. Para tanto descreve, ao longo de seus 14 capítulos, de modo sistemático e elucidativo, as etapas imprescindíveis a serem seguidas na elaboração de um projeto. Antônio Carlos Gil estabelece preceitos pelos quais o leitor poderá se orientar durante a construção do projeto de pesquisa. Entretanto, o autor é enfático ao afirmar que, levando-se em consideração a complexidade do processo de construção científica, cada projeto deverá ser considerado em função de sua individualidade, ou seja, dos atributos próprios que dão a ele um caráter sui generis, em decorrência das especificidades existentes no trabalho planejado por cada pesquisador.


Link de acesso ao livro na íntegra:
http://www.proppi.uff.br/turismo/sites/default/files/como_elaborar_projeto_de_pesquisa_oco_antnio_carlos_gil.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário