27 de janeiro de 2011

O POLICIAL DO FUTURO E O TESOURO


Transcreverei as dez características que devem acompanhar e nortear os formadores dos profissionais do futuro.
Antes, porém, faço uma adaptação do que escreveu Marilena Chauí, quando falava de política, para pensar meu campo de atuação.
A filósofa recorre ao Tratado do Político, Baruch Espinosa, lembrando que “todos os que até então escreveram sobre a política, diz ele, nada trouxeram de útil para a prática devido ao moralismo, que os faz imaginar uma natureza humana racional, virtuosa e perfeita e execrar os seres humanos reais, tidos como viciosos e depravados (porque movidos por sentimentos ou paixões). Tais escritores, quando querem parecer sumamente éticos, sábios e santos, prodigalizam louvores a uma natureza humana que não existe em parte nenhuma e atacam aquela que realmente existe”.
Ora, prossegue Espinosa, por natureza, e não por vício, os seres humanos são movidos por paixões, impelidos por inveja, orgulho, cobiça, vingança, maledicência, cada qual querendo que os demais vivam  como ele próprio. Mas também são impelidos por paixões de generosidade e misericórdia, amizade e piedade, solidariedade e respeito mútuo. Pretender, portanto, que na política os homens e mulheres se desfaçam das paixões e  ajam seguindo apenas os preceitos da razão; é comprazer-se na ficção.
A transcrição acima tem como objetivo gerar maior reflexão ao que foi pensado, em Genebra, para o profissional do século XXI, documento conhecido como relatório Jacques Delors.
Lemos na contracapa da edição nacional, publicada pela Editora Cortez, de título Educação um tesouro a descobrir, o destaque para os quatro pilares básicos essenciais a um novo conceito de Educação: aprender a conhecer, aprender a viver juntos, aprender a fazer e aprender a ser.
Estou convencido de que aquelas orientações devem pautar a formação dos novos policiais (civis, militares, federais e os integrantes das guardar civis) de norte a sul, leste a oeste.
Algumas características que não podem ser ignoradas na formação do profissional do futuro, conforme descreveu o professor Roberto Leal Lobo e Silva Filho, com base no livro citado, são :
1. ser flexível - certamente o mais difícil de se trabalhar no processo de formação.
2. capaz e disposto a contribuir para a inovação; e ser criativo - esta característica para o policial, em especial o “de rua” é contemplada diariamente.
3. capaz de lidar com incertezas – embora inerente à profissão, esta habilidade deve ser treinada.
4. estar interessado e ser capaz de aprender ao longo da vida - a estrutura interna das polícias prevê mecanismos que estimulam os policiais a constantes processos de aperfeiçoamento. O meu lembrete é que eles devem alcançar a pós-graduação strictu sensu.
5. ter adquirido sensibilidade social e aptidões para a comunicação - toda a filosofia do policiamento comunitário é baseada neste referencial.
6. ser capaz de trabalhar em equipe - do ponto de vista interno, cada instituição faz isso muito bem; nós, que pertencemos a nova geração de policiais-pensadores, temos o desafio de promover maior diálogo entre as polícias.
7. desejar assumir responsabilidades - costumo dizer aos meus alunos no Centro de Formação de Soldados “Cel PM Eduardo Assumpção”, que por lidarmos com os maiores bens humanos: vida e liberdade, temos responsabilidade ímpar.
8. tornar-se empreendedor – é dever do agente público.
9. preparar-se para o mundo do trabalho internacionalizado por meio do conhecimento de diferentes culturas – é o caminho para avançarmos.
10. ser versátil em aptidões multidisciplinares e ter noções de áreas do conhecimento que formam a base de várias habilidades profissionais, como tecnologias e informática – imprescindíveis.
Encerro citando o filósofo alemão Dilthey, que legou a frase mais impressionante e reveladora, quando lida corretamente: “A vida é uma misteriosa trama de sorte, destino e caráter.”
Aguardo seu e-mail, para que possamos, juntos, descobrir este tesouro.


Ronilson de Souza Luiz, 40, Oficial da Polícia Militar do Estado de Paulo, Doutor e Mestre em Educação na PUC/SP, Bacharel e Licenciado em Letras pela USP, Instrutor no Centro de Formação de Soldados e colaborador na Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares.

Ronilson de Souza Luiz

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